quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO

1.   Logo ao assumir, Airton Martins assinou o Decreto de Emergência para viabilizar o funcionamento da máquina administrativa e colocar os serviços básicos, essenciais a população, em ordem.
 
2.   Para saber da realidade financeira da prefeitura, Airton Martins teve que buscar diretamente nas agências bancárias os dados sobre as contas (saldos, débitos), pois como não houve a equipe de transição não foi possível o acesso a estas informações.
 3.   Quase todas as secretarias municipais foram encontradas sucateadas: computadores sem arquivos, formatados, sem internet; péssimas condições físicas dos prédios (vazamentos, infiltrações, rede elétrica inadequada) e dos mobiliários; carros quebrados, sem condições de operacionalidade, e ausência de funcionários: alguns de férias e outros de licença prêmio ou médica.
 4.   A prefeitura contratou um engenheiro mecânico que condenou a grande maioria da frota: dos doze veículos, oito foram desautorizados, entre eles as ambulâncias. Para não deixar a população desassistida, a Secretaria Municipal de Saúde teve que providenciar com urgência algumas locações de carros.
 5.   Em anexo ao hospital foram encontrados vários equipamentos novos, entre eles cinco balanças lacradas (já com ferrugem aparente), nove berços embalados (sem que o município disponha de maternidade) e uma maca que só tem utilidade em cirurgias de grande porte.
 6.   No almoxarifado do hospital foi encontrada uma quantidade considerável de soro que serve para estancar cirurgias hemorrágicas e que não era disponibilizado a população.
 
7.   A Escola de Música da Secretaria de Cultura foi encontrada sem condições de funcionamento: sem coordenador e sem estrutura material. Dos 14 funcionários lotados nesta secretaria, apenas 02 se apresentaram. Havia um amontoado de arquivos espalhados pelo chão neste órgão, inclusive documentos de outras secretarias, como a de transporte.
 
8.    A Secretaria de Educação suspendeu, na primeira semana, o atendimento ao público a fim de colocar a casa em ordem, mas manteve as matrículas escolares abertas. Foi montada uma nova equipe de trabalho e previsto o início do ano letivo para 18 de fevereiro. Como a merenda escolar é uma das prioridades, foi contratada, em caráter de emergência, uma nutricionista. Durante o mês de janeiro, a equipe pedagógica esteve reunida para preparar a formação continuada dos professores da rede.

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