terça-feira, 19 de março de 2013

I WORKSHOP EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO COMBATE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL


A Secretaria de Assistência e Ação Social, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, realiza, na próxima quinta-feira, 21, no Centro Comunitário Municipal, das 08h às 12h30min, o I Workshop em comemoração ao Dia Internacional do Combate a Discriminação Racial: data escolhida em memória ao episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”.

Será uma manhã de reflexão e debates com palestras, apresentações artísticas (grupo de capoeira, dança afro), show musical e exposições de artes visuais. “Esta é mais uma ação pelo fim do racismo e uma prova do comprometimento do governo municipal com a luta anti-racista e a defesa do povo negro”, declara Aline Regina, coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial de Barra dos Coqueiros.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros consciente deste programa (PNDU) faz a sua parte promovendo eventos e ações que visam o combate a qualquer tipo de discriminação e a luta pela superação das desigualdades raciais. "É importante que não somente neste dia, mas cotidianamente, lutemos por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo forças em prol de um país que contemple a igualdade entre todos”, declarou o prefeito Airton Martins.


HISTÓRICO
A data de 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” em memória do Massacre de Shaperville, ocorrido em 1960, em Johanesburgo, na África do Sul, e que resultou na morte de 89 pessoas, além de ter deixado 186 pessoas gravemente feridas.
Naquele dia, cerca de 20 mil negros e negras protestavam contra a “lei do passe”, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
Transformado em exemplo mundial da face mais asquerosa do racismo, o Massacre, por exemplo, impulsionou o ascenso das lutas pelos direitos de negros e negras pelos direitos civis e ações afirmativas, nos EUA, tendo inspirado a militância de ícones do movimento negro como Malcolm X, Martin Luther King e os Panteras. Todos eles referências, até hoje, para nossas lutas.
O crime praticado pelo regime do apartheid repercutiu no mundo inteiro e praticamente obrigou a aprovar uma convenção (da qual o Brasil é signatário) na qual se afirma que a “discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida.”

PREFEITURA DA BARRA PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 158 ANOS DE ARACAJU



Na manhã deste domingo, 17, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, participou ativamente das comemorações do aniversário de Aracaju se integrando ao projeto “Aracaju de Tototó”: um passeio ecológico que já faz parte do calendário oficial do município, visando à defesa dos Rios Poxim e Sergipe e a preservação do meio ambiente.

Segundo o jornalista Osmário Santos, o projeto, que está na sua 10ª edição, foi idealizado pelo artista plástico José Fernando que sonhava em ter as tototós navegando no conjunto Sol Nascente, pelo rio Poxim. “Daí, nós assumimos a responsabilidade de fazer o 1º passeio de tototó e até hoje são dez anos de trabalho, de luta, em benefício de Aracaju. Fizemos grandes conquista, entre elas o esgotamento sanitário de Barra dos Coqueiros”, destacou Osmário Santos.

O evento reuniu, às 09h, cerca de 16 embarcações e aproximadamente 700 pessoas que se agruparam na praça da Confraria do Cajueiro, no conjunto Ignácio Barbosa, para percorrerem o rio Sergipe até o município de Barra dos Coqueiros. Entre as tototós estava a da Prefeitura da Barra que, decorada e com faixas parabenizando o aniversário de Aracaju, fez o percurso ao som do trio pé de serra Xingue Eu.

Ao chegarem a Barra dos Coqueiros, as comitivas das diversas personalidades políticas do estado foram recepcionadas pelo prefeito da cidade, Airton Martins, com apresentações musicais, entre elas grupo Afro Timbaleiros da Barra, e artesanato local. “A luta pela conscientização e preservação do meio ambiente é uma de nossas metas de governo. Por isso, fiz questão de participar ativamente deste passeio e mostrar a nossa preocupação com a responsabilidade ambiental, declarou o prefeito.

Para Osmário Santos esta edição foi um trabalho de união e boa vontade. “Este ano foi bem diferente dos demais, pois recebemos total apoio da prefeitura da Barra: uma iniciativa que agente agradece. Não posso esquecer a participação de Carlos Montalvão (secretário adjunto de Assuntos Jurídicos) e de Iracema Maynard (diretora de ventos da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio)”, ressaltou.

Por volta das 12h, os participantes voltaram ao conjunto Inácio Barbosa, onde puderam desfrutar do bolo comemorativo dos 158 anos de Aracaju e prestigiar os shows de Paulinha Abelha & Marlus, Erivaldo de Carira e João da Passarada.