terça-feira, 23 de abril de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS INICIA O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Saúde, iniciou, no último sábado, 20, O Dia D de vacinação contra a gripe. A iniciativa faz parte da campanha nacional e será encerrada no próximo sábado, 27.

A Secretaria Municipal de Saúde convoca as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis a 23 meses, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde, para se dirigirem, com urgência, a qualquer posto de vacinação.

Para facilitar o atendimento e ampliar o número de vacinas, o prefeito Airton Martins está disponibilizando dois carros para fazer o atendimento em domicílio: “as equipes estarão vacinando os idosos também em suas residências e queremos deixar claro que mesmo com o fim da campanha, as doses das vacinas estarão disponíveis, diariamente, nos postos de saúde”, informa o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde, Joacir Souza (zinho), “no primeiro dia de campanha as equipes tiveram muito trabalho para desenvolver os atendimentos nos 06 pontos montados. Mas, o percentual de 37% de vacinação foi um numero satisfatório”, declara o secretário.

Contraindicação

As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade.
Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, recomenda-se esperar melhorar para se vacinar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil.

Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta, algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações.

As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário